REGULAMENTO DE SEGURANÇA
ARTIGO 1 - A MÁSCARA
1) É de uso obrigatório em todos os locais de jogo ou zona de teste/crony.
2) Só pode ser retirada na zona de segurança ou hospitais de jogo protegidos com rede de segurança.
3) Durante o decorrer do jogo em nenhuma situação ela pode ser retirada, mesmo que fique suja de tinta ou embaciada. A quebra desta regra dá direito a penalização máxima.
ARTIGO 2 – TAPA CANOS
1) O tapa canos ou borboleta, serve para evitar disparos acidentais
2) É de uso obrigatório em todos os locais, nomeadamente: Na zona de segurança, quando se é eliminado, nos Hospitais e quando se sai de jogo. A quebra desta regra dá direito a 2 penalizações.
ARTIGO 3 - MARCADOR
1) O marcador tem de ter sempre o tapa canos e travão de segurança activado ou electrónica desligada.
2) Deve ser regulado para atingir no máximo 280fps.
3) Se em jogo, o jogador for confrontado com uma medida:
a) de 280fps a 290fps recebe 1 aviso e é obrigado a voltar à zona de radar para regular até 280fps.
b) de 291fps a 300fps, recebe 1 penalização e é obrigado a voltar à zona de radar para regular até 280fps.
c) mais de 300fps, recebe a penalização máxima.
4) O marcador, deve ser tratado como estando carregado e nunca se deve espreitar para dentro do Cano
ARTIGO 4 - GÁS
1) Os marcadores usam CO2 ou Ar comprimido como sistema de propulsão.
2) Nunca se deve deixar as botijas ao sol, pois altera a pressão dentro da mesma.
3) Ao desenroscar a botija deve-se verificar que todo o conjunto (Botija/Válvula) se está a desenroscar, e no caso da botija se começar a desenroscar pela válvula parar imediatamente a operação e consultar um técnico que procederá a remoção da mesma.
4) Abastecimento por meios próprios, de ar comprimido ou CO2, só é permitido na zona de estacionamento automóvel e fora do terreno de jogo.
DICAS:
• Antes de entrar em jogo deve-se verificar o correcto aperto da máscara de forma a que esta não caia e esteja confortável.
• Se vir alguém no campo de jogo sem mascara, avisar a pessoa para colocar a mascara imediatamente e chamar um árbitro.
• Aconselhamos o uso de “camelbacks”, para poderem beber água sem tirar a máscara e evitar a desidratação.
• O Marcador não deve ser apontado para alguém que não tenha máscara.
• Antes de se retirar uma botija do respectivo marcador, deve-se despressurizar o mesmo, ou seja fechar a válvula e efectuar disparos até acabar o Ar.
REGULAMENTO DE EVENTO
Artigo 1
(finalidade)
O regulamento de eventos do 1º Comando Cidade Berço, tem como finalidade deixar fluir os eventos por si organizados, na máxima segurança e tranquilidade para os seus utilizadores.
Artigo 2
(registos)
Cada jogador terá obrigatoriamente, de se apresentar na zona de recepção para proceder à sua identificação, de modo a poder usufruir do evento.
Esta identificação faz-se por meio da lista de inscrições realizadas durante o prazo de inscrição fixado pela organização.
Artigo 3
(regras & penalizações)
Conduta
1) Qualquer jogador tem de cumprir os regulamentos de Segurança e de Evento, sob pena de penalizações ou expulsão do evento (penalização máxima).
2) Conduta anti-desportiva ou falta de respeito a jogadores, árbitros/organização, dá direito à penalização máxima.
3) a) Não é permitida a utilização granadas de tinta/fumo, que possuam substâncias pirotécnicas ou tóxicas para o ser humano ou meio ambiente. A quebra desta regra dá direito à penalização máxima.
b) Só é permitida a utilização de bolas de calibre até .68, com casca gelatinosa e recheio de tinta à base de corante alimentar, não tóxica e não poluente. A quebra desta regra dá direito à penalização máxima.
4) Não é permitida a utilização de artefactos (tudo o que não seja um marcador de Paintball) sem autorização da organização local e direcção. A quebra desta regra dá direito dupla penalização.
5) O(s) jogador(es) e fornecedor(es), serão responsáveis pelo lixo por si produzido e pelo seu transporte para o local apropriado.
6) Usar/disparar/testar o marcador em caso algum, fora limite do campo de jogo ou zona de crony/testes. A quebra desta regra dá direito à penalização máxima.
7) Cada jogador tem a obrigação de no briefing de jogo, reconhecer zonas de hospital e saber os limites de campo para não jogar/disparar fora deste. A quebra desta regra dá direito a dupla penalização.
8 ) O jogador que se encontre sob influencia de álcool ou qualquer outra substância psicotrópica será impedido de jogar com direito à penalização máxima.
9) O jogador tem de colocar a braçadeira de equipa em ambos os braços. A quebra desta regra dá direito a dupla penalização.
10) É proibido o acto de “Dead Man Walking”, caminhar simulando estar eliminado, omitindo o seu estado (Activo/Eliminado), de forma a concluir objectivos/eliminações. A quebra desta regra dá direito a dupla penalização.
Disparos
11) Ao encontrar um adversário a menos de 3 metros, fazê-lo render, as bolas de paintball quando disparadas, viajam até 330Km/h, um impacto a curta distância é doloroso. A quebra desta regra dá direito a dupla penalização.
12) A regra da rendição só será utilizada em encontros de 1 para 1, não se pode pedir rendição a 2 ou 3 adversários simultaneamente.
13) Ao acertar no adversário ter o cuidado de não disparar mais do que o suficiente, “overshooting”, nomeadamente a jogadores declarados “eliminados”. A quebra desta regra dá direito a dupla penalização.
Eliminações
14) Ao ser atingido o jogador faz uma auto verificação para saber se está eliminado. Na impossibilidade de o fazer por falta de visibilidade, pede um “check” ao árbitro mais próximo, colega ou mesmo ao adversário.
15) Um jogador está eliminado quando a marca de tinta tem o tamanho de uma moeda de 1€, seja esta feita pelo próprio jogador, colega de equipa ou adversário.
16) É considerada área de eliminação todo corpo do jogador, desde a ponta do cabelo, até à sola do sapato, incluindo marcador e demais acessórios.
17) Se após verificação o impacto não for considerado como eliminatório, o jogador grita “EM JOGO”.
18) Ao ser eliminado o jogador grita “ESTOU FORA”, “ESTOU ELIMINADO”, coloca o tapa canos e levanta o marcador. Sai da zona onde foi eliminado e dirige-se para o hospital de equipa, sem atravessar zonas de tiro ou fornecer qualquer tipo de informação.
19) No caso de um jogador receber um impacto eliminatório, continuar a jogar / disparar / dar indicações e não se declarar como ELIMINADO (PLAYING ON). A quebra desta regra dá direito a dupla penalização. A repetição a infracção, dá direito à penalização máxima.
20) Um jogador ao receber um impacto eliminatório óbvio ou não obvio que não se declare como ELIMINADO e remova o impacto (LIMPAR), terá direito à penalização máxima.
21) A personagem de médico pode colocar em jogo, um jogador eliminado, limpando a mancha de tinta.
22) O médico não se pode curar a si próprio, será considerado PLAYING ON, com a respectiva penalização.
Penalizações
23) As penalizações resultam na advertência ao jogador. A penalização máxima, resulta na expulsão do jogador do evento.
24) Qualquer penalização nos eventos será contabilizada e terá uma avaliação posterior em sede de comissão disciplinar.
1º Comando Cidade Berço